MINIBIOGRAFIA
     
 

André Gardel nasceu em Canoas, RS, em 02 de outubro de 1962. A partir dos dois anos de idade, veio morar no Rio de Janeiro. Concluiu a graduação em Língua e Literatura Portuguesa na PUC-SP e fez Mestrado e Doutorado em Literatura Comparada na UFRJ. É poeta, compositor de música popular, professor e ensaísta. Ganhou o Prêmio Carioca de Monografia de 1995 com O encontro entre Bandeira & Sinhô, editado em 1996 pela Secretaria de Cultura do RJ. Publicou a biografia de Vinicius de Moraes: Vinicius, poeta do encontro (2001), pela Editora Bem-te-vi e, pela Waldyr Lima Editora, os livros Teoria da Literatura: Fundamentos (2006) e Teoria da Literatura: tradições e rupturas (2007).
Lançou ainda os seguintes livros de poesia: ...e o diabo a quatro (1991), Abre o azul (2000), Poemas de Nova York (2002) e A letra do poema (2006). Gravou, de modo independente, os CDs Sons do poema (1997) e Vôo da cidade (2008). Em teatro, dirigiu, adaptou, atuou e fez as canções dos espetáculos: Um sonho; outro sonho (contos adaptados de Machado de Assis) e A farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente. Atuou apenas como ator em Maldito Qorpo-Santo, direção de Alcione Araújo. Já para Da modernidade (2006), atuou e fez o texto do espetáculo.
 Fez resenhas sobre poesia e música popular para o suplemento Idéias do Jornal do Brasil, o site no. e para a Veredas do CCBB. Participou em diversas bancas de Graduação, Mestrado e Doutorado na UFRJ e na Uni-Rio. Fez palestras sobre música popular e literatura em diferentes Centros Culturais e Instituições Universitárias no Brasil e no exterior. Escreveu artigos para revistas como Terceira Margem, História da Biblioteca Nacional, Tempo Brasileiro, Cultura Brasileira Contemporânea, Range Rede.

Foi pesquisador do IPeZo (Istituto de Pesquisas da Zona Oeste) e do SEBRAE - RJ, no projeto mapeando a Zona Oeste, e, também, do American Studies Program, da NYU, sob orientação de George Yúdice. É membro e conselheiro da Associação de Amigos do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AAARJ). Foi consultor de literatura para a 3ª (2006) e 4ª (2007) Semanas de poesia da TV Escola. É professor adjunto de teoria literária, literatura brasileira, portuguesa e dramática da UniverCidade.